segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Esclarecimento

Caros amigos, caros seguidores
 Por motivos alheios à minha vontade, comecei a ter dificuldades em publicar fotos no blogue. Tentei resolver o problema, mas teria que aumentar a capacidade, pagando.
Resolvi criar outra conta, onde poderão continuar a seguir o trabalho realizado.
Desculpem o incómodo.
Um abraço
Fátima Lares

O nome do novo blogue é:

Educar é Fixe

O endereço é:





quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Ida ao teatro

Hoje fomos ao teatro ver "Menina do mar", encenado por "Contra Palco". Uma história linda que a maioria das crianças gostou. A representação gráfica assim o prova. Apenas 2 meninas de 3 anos se assustaram nalgumas partes da historia.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Outras Familias - Ordem crescente












Com bolas

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This slideshow design made with Smilebox

Regras

Na Escola como na sociedade em geral, faz falta cumprir regras. As regras da sala 1 foram definidas em grupo, só assim terão algum significado.
 Houve grande participação da maioria da crianças.Agora é preciso cumpri-las.

Falar e apresentar a Familia

Ao grupo de crianças foi solicitado, trazerem fotos de quando eram bebés e da sua família.
Depois, apresentaram a família ao resto do grupo. Foi bonito de se ver o seu entusiasmo especialmente quando apareciam nas fotos ainda bebés. 
Nem todos levaram fotos, mas todos tiveram oportunidade de falar da família, do número de irmãos, dos nomes dos Pais, dos Avós. Desenharam os retratos dos vários elementos da família e construíram a árvore genealógica.
Também desenharam a planta da casa onde moram, não em papel de engenheiro, porque não tínhamos, mas em acetato. Foi diferente.
Este tipo de actividades favorece a comunicação e linguagem, a memória visual, noções temporais (passado e presente), e laços familiares entre outras.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Famílias


Descoberta do castanho

A tarefa proposta ao grupo foi a separação de peças de jogo segundo a cor. Foi solicitada uma cor que não existia, o castanho, resolveu-se o problema com um hambúrguer da casinha da bonecas. E se fosse com tintas? Então experimentámos a mistura de cores e descobrimos que verde mais vermelho dá castanho. Foram exploradas outras noções como: a característica da água - transparência, o cheio e vazio,ordem crescente. As crianças estiveram muito participativas durante a experiência que foi devidamente registada.

Hora do conto - a menina que roubava gargalhadas

A educadora Paula, desta vez com a colaboração da educadora Teresa, contaram uma história com sombras chinesas.
As crianças tiveram oportunidade de experimentar a técnica e tiveram algum tempo para explorar o baú dos livros.
Pensamos que é primordial o contacto com os livros desde muito cedo para mais tarde termos "grandes leitores". Também houve um momento muito especial de criatividade: desenhar a "Laura" ao som de várias músicas instrumentais, especial porque desta vez estavam deitados no chão. O resultado não podia ser melhor.

 

Magusto - a festa das castanhas

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Free slideshow design made with Smilebox