quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Inicio - periodo de adaptação

O inicio é sobretudo o conhecimento dos outros, dos espaços, das regras...é um tempo de adaptação.
Um trabalho conjunto da educadora e das famílias contribui de forma determinante para que a criança se adapte tranquilamente. 
Desde o primeiro dia, as crianças na sala 1, iniciaram o contacto com as novas realidades de uma forma muito lúdica.
Procedimentos como, identificar os cabides, os objectos pessoais, os nomes, os símbolos, o marcar as presenças...embora se repitam, todos os anos, não deixam de ter grande valor.São aspectos práticos que contribuem para a existência de rotinas, tão importantes nestes níveis etários.
Desta vez foi solicitada a colaboração dos pais, para que em casa, juntamente com os filhos, escolhessem um símbolo de identificação. O tema do "mar" surgiu depois das conversas sobre as férias, o verão e a praia.
O envolvimento dos pais foi um elemento muito valioso para o sucesso da integração e socialização dos seus filhos.
O Quadro das presenças, um quadro de dupla entrada,  permite "brincar com matemática". Cada dia da semana tem uma cor diferente, no fim de semana uma casa. 
A educadora
Fátima Lares


Quadro das Presenças
Cabides identificados com simbolos


 A sala

Sem comentários:

Enviar um comentário